Hoje (27/02) uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizava patrulhamento preventivo com vistas a ilícitos ambientais pelo bairro Jardim Maracanã em Presidente Prudente, quando um transeunte informou os policiais que em uma residência havia dois animais silvestres da espécie “Sagui” em cativeiro.
A equipe foi até o local, e em contato com o morador (um homem de 48 anos) informou-o sobre a denúncia, sendo autorizada a entrada dos policiais e efetuada a vistoria com acompanhamento do denunciado.
No quintal foi constada a manutenção em cativeiro de um Sagui do Tufo Branco e um Sagui do tufo Preto. Foram apresentadas aos policiais duas notas fiscais, onde que em consulta junto a Seção Técnica da Terceira Companhia em Presidente Prudente, constataram serem falsas.
Diante dos fatos foi elaborado em desfavor do envolvido um Auto de Infração Ambiental por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre, infringindo o artigo 25, § 3º e Inciso III da Resolução SIMA Nº 05/2021, bem como o Artigo 29, parágrafo 1º da Lei Federal Nº 9.605/98. Os animais foram apreendidos e devido a impossibilidade de local para destinação, ficaram depositados junto ao infrator até que haja o local adequado para a devida destinação.
Cabe salientar que o envolvido responderá criminalmente pelo ato.