PF investiga fraudes em vestibulares online de medicina no Pará e em outros três estados

0
229

Polícia Federal investiga fraude em vestibular online de medicina, no Pará

A Polícia Federal (PF) de Marabá, no Pará, deflagrou nesta quarta-feira (16) a quarta fase da operação ‘Passe Livre’ no PA, Piauí, São Paulo e Tocantins. O objetivo é desarticular um esquema criminoso de fraude em vestibulares para ingresso no curso de medicina de faculdades particulares.

Segundo a corporação, o grupo investigado resolvia prova para candidatos pelo custo de R$ 2 mil. A investigação é o desdobramento das fases anteriores da operação, iniciada em fevereiro, que apontou fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022 e 2023.

Nesta fase, são cumpridos 27 mandados de busca para apurar o esquema criminoso em quatro estados do país. A PF não informou o que foi apreendido. Até o momento, ao longo dos meses de operação, foram identificados 63 investigados com provas fraudadas nestes estados.

A polícia ainda pontuou que, a princípio, não há nenhum indicativo da participação das faculdades no esquema e que elas, neste estágio da operação, são tratadas como vítimas.

Como a fraude ocorria

 

Provas do ENEM foram encontradas durante a operação. — Foto: PF PA

Provas do ENEM foram encontradas durante a operação. — Foto: PF PA

De acordo com a PF, a fraude consistia em burlar o sistema de segurança das provas de vestibulares on-line de várias faculdades de medicina, permitindo, por exemplo, que terceiros tivessem acesso às questões das provas.

“Em outros casos, um dos investigados realizava as provas no lugar dos beneficiários da fraude. Foram identificadas situações em que o grupo chegou a fraudar provas para nove candidatos simultaneamente, utilizando-se de vários associados para resolver as questões da prova”, detalhou a corporação.

G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here