Sobreviventes são resgatados na Turquia uma semana após terremoto; mortos passam de 37 mil

0
39

Equipes de resgate na Turquia retiraram várias pessoas com vida de prédios desabados nesta segunda-feira e estavam cavando para encontrar avó, mãe e filha de uma única família, uma semana após o pior terremoto da história moderna no país.

Com a esperança de encontrar muitos mais sobreviventes nos escombros diminuindo rapidamente, o número oficial de mortos na Turquia e na vizinha Síria desde o terremoto de magnitude 7,8 da última segunda-feira subiu acima de 37 mil e deve continuar aumentando.

A fase de resgate está “chegando ao fim”, com a urgência agora mudando para fornecer abrigo, alimentação, educação e atendimento psicossocial, disse o chefe de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, durante uma visita a Alepo, no norte da Síria, nesta segunda-feira.

Cerca de 176 horas após o primeiro terremoto, uma mulher chamada Serap Donmez foi retirada com vida na segunda-feira de um prédio de apartamentos desabado em Antáquia por equipes de busca e resgate da Turquia e Omã, informou a emissora estatal TRT.

Outra mulher foi resgatada na província de Gaziantep, no sul, algumas horas antes, informou a CNN turca. Uma pessoa foi resgatada dos escombros de um prédio na cidade de Adiyaman, segundo autoridades.

Equipes de resgate em Kahramanmaras souberam de uma avó, mãe e bebê presas em um quarto de um prédio de três andares, com uma quarta pessoa possivelmente em outro quarto. Os socorristas disseram que estavam tentando quebrar uma parede para alcançar os sobreviventes, mas uma coluna os estava atrasando.

Reuters

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here