A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa de R$ 27 mil contra uma mulher, de 36 anos, em decorrência de maus-tratos e abandono de nove cães sem raça definida em uma residência no Jardim Real, em Presidente Epitácio (SP).
Além disso, o caso também vai ser registrado na Polícia Civil e a tutora dos cachorros ainda irá responder pelo crime de maus-tratos de animais domésticos.
Os policiais compareceram ao local para a verificação de uma denúncia, nesta quinta-feira (19), e constataram a situação de maus-tratos e abandono em que viviam os animais, que foram resgatados e apreendidos, em um quintal repleto de fezes no chão.
Segundo a corporação, oito cães ficaram provisoriamente sob a responsabilidade de uma vizinha da mulher autuada até que haja uma posterior destinação legal para eles.
O outro animal, que apresenta suspeita de cinomose, ficou aos cuidados de um médico veterinário, em uma clínica.
A tutora dos cães recebeu um auto de infração ambiental, no valor de R$ 27 mil, e ainda irá responder pelo crime de maus-tratos de animais domésticos, previsto no parágrafo 1-A, do artigo 32, da lei federal 9.605/98, com pena de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. G1/Prudente