Com Lula no poder lucro da Petrobras cai 47% no segundo trimestre

0
225

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 28,78 bilhões no segundo trimestre deste ano. O resultado representa uma queda de 47% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os ganhos chegaram a R$ 54,3 bilhões.

O balanço do segundo trimestre é o primeiro resultado da empresa após a divulgação da nova política de preços dos combustíveis implantada pelo governo do presidente Lula (PT), anunciada em meados de maio deste ano. Na ocasião, a estatal abandonou a chamada PPI (paridade de importação), quando os preços eram balizados pelas cotações do petróleo e do dólar.

Em seu lugar, a estatal passou a adotar uma fórmula que leva em conta os custos internos de produção, que consideram capacidade de refino e logística, os preços de importação e exportação de petróleo e derivados, além do chamado “custo alternativo do cliente”, que contempla as principais alternativas de suprimento de fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos.

Desde que a nova política entrou em vigor, analistas questionam os preços dos combustíveis vendidos pela estatal, que estão abaixo das cotações internacionais desde meados de maio. Nesta quinta-feira (03), segundo a Abicom, que reúne os importadores, a estatal vendia gasolina no Brasil com preço 20% abaixo do exterior. No caso do diesel, a defasagem é de 24%.

Com informações do jornal O Globo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here