A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova vacina contra a dengue no Brasil – trata-se da Qdenga, da farmacêutica Takeda, que promove proteção contra os quatro sorotipos do vírus. A doença matou mais de 1 mil pessoas em 2022 (o maior índice desde 2015, quando 986 pessoas morreram de dengue) e alcançou quase 1,5 milhão de casos prováveis no ano passado, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
A dengue é uma infecção viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e representa um grande problema de saúde pública não apenas no Brasil, mas em vários países da América Latina. Existem quatro sorotipos diferentes do vírus e a recuperação da infeção por um sorotipo proporciona imunidade vitalícia apenas contra ele. A exposição posterior a qualquer dos outros sorotipos pode estar associada a um risco aumentado de doença grave, por isso a importância de uma vacina.
Uma das formas de evitar a transmissão é o controle do mosquito vetor – evitando deixar água parada em recipientes, pneus, vasos. A vacinação acaba sendo mais uma ferramenta na busca pelo controle da doença, que continua causando epidemia no Brasil. São anos de estudo em busca de um imunizante que seja eficaz.
AGÊNCIA EINSTEIN