Uma mãe inglesa decidiu fazer um alerta às famílias após a filha gastar cerca de R$ 7.500 (mil libras pela cotação atual) em jogos online. Bronwen realizou cerca de 25 transações em uma conta da plataforma de jogos Roblox durante três meses, informou o The Sun. Emma Bell, de 52 anos, conta que não percebeu que sua carteira virtual estava vinculada ao tablet da família. “Eu fiquei realmente perturbada. Eu a repreendi, mas ela não tem noção de quanto dinheiro isso é”, disse a assistente social, que mora Quakers Yard, País de Gales.
No Roblox, os usuários podem atualizar seu avatar com roupas ou acessórios oferecidos na plataforma. Para a mãe, as crianças não veem que seus gastos utilizam um dinheiro real, mas, sim, “moedas”, devido à gamificação do aplicativo. A filha de Emma, que é neurodivergente, usa o tablet sempre que volta da escola. Ao longo desse período, a inglesa tenta monitorar o que a filha baixa no dispositivo, mas se esqueceu de que tinha sua carteira digital vinculada como método de pagamento no aplicativo.
A mãe também afirma que demorou para ser alertada sobre as cobranças, por isso, não percebeu o valor alto das transações. Após descobrir os gastos da filha, a inglesa tentou recuperar o dinheiro, mas só recebeu 78 libras (cerca de R$ 582, pela cotação atual). “Eu gostaria de ver essas organizações tendo algum tipo de segurança em que reconhecessem isso como uma atividade incomum e, talvez, colocassem um bloqueio”.
Após passar por essa experiência, Emma trocou a senha do seu tablet e colocou bloqueios para impedir que sua filha comprasse moedas. Além disso, ela está checando a conta de Bronwen regularmente. “Estou tentando fazer o melhor que eu posso”. Crescer