Ministério da Saúde anuncia ações de enfrentamento à dengue em Presidente Prudente e Rancharia

0
120

Com objetivo de reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou novas ações de enfrentamento à dengue em Presidente Prudente (SP) e Rancharia (SP).

Presidente Prudente está em 5º lugar no ranking de municípios prioritários, enquanto Rancharia está na 69ª posição.

Conforme o ministério, as ações são para os municípios com alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão e com mais de 100 mil habitantes.

Já no primeiro momento, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) estará preparada para atender 80 cidades com até 150 centros de hidratação de até 100 leitos cada, totalizando investimento de R$ 300 milhões.

Esses espaços são destinados ao acolhimento e à hidratação oral ou venosa de pacientes com dengue, para evitar agravamentos e internações.

Além disso, podem ser instalados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), em espaços adaptáveis como auditórios, bibliotecas, refeitórios ou em estruturas temporárias como tendas, contêineres e galpões.

As 80 cidades prioritárias também vão receber apoio do Ministério da Saúde para elaborar estratégia de expansão da cobertura vacinal, com ações como busca ativa de não vacinados, monitoramento dos estoques e garantia do abastecimento.

Além disso, conforme o Ministério da Saúde, Rancharia passará a ofertar a vacina da dengue pela primeira vez.

Os Agentes Comunitários de Saúde, fundamentais no controle da dengue, terão um novo guia com orientações para a busca ativa de pessoas com sintomas e que não se vacinaram, além de demais ações preventivas.

Outra ação para o controle do mosquito será a distribuição por parte do Ministério da Saúde de 1.260 equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) portáteis até o fim de abril para utilização em bloqueio de surtos, permitindo maior alcance no interior dos domicílios e superando barreiras físicas, como muros e paredes. G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here