O novo crédito consignado privado superou a marca de 40 milhões de simulações no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, divulgou neste domingo, 23, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De 6h da manhã de sexta, 21, até as 18h deste domingo, foram registradas 40.180.384 simulações de empréstimo, com 4.501.280 propostas solicitadas e 11.032 contratos realizados.
“O volume de acesso à CTPS Digital está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos 3 meses’, informou, em nota o MTE.
Importante destacar que um mesmo trabalhador pode fazer mais do que uma simulação no sistema e que os bancos têm 24 horas para enviar propostas. Questionado pela reportagem da IstoÉ Dinheiro sobre o número de brasileiros que já consultaram a ferramenta e solicitaram proposta de empréstimo, o ministério informou que “por enquanto não dispõe de dados segregados”.
O ministro Luiz Marinho alerta aos trabalhadores que não tenham “pressa” em contratar o consignado, que esperem as 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas mandem as suas propostas, garantido, assim, taxas mais baixas de juros. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, disse.
O ministério lembra ainda que o trabalhador tem de esperar 24 horas para poder fazer uma nova simulação independente de ter recebido uma proposta para a primeira simulação feita.
Em caso de desistência, o trabalhador tem sete dias para solicitação o cancelamento da contratação do empréstimo e devolver o valor integral recebido. ID