Liga repudia declaração de presidente da Conmebol; Flamengo não assina

0
159

A Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA) divulgou, nesta quinta-feira (20), uma nota de repúdio às declarações de Alejandro Domínguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O paraguaio, na última segunda-feira (17), fez uma metáfora sobre a ausência de brasileiros na Libertadores e afirmou que “isso seria como Tarzan sem Chita”.

“A gravíssima declaração de Dominguez traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol”, diz parte do comunicado.

Dos 17 clubes filiados à LiBRA, apenas o Flamengo não assinou a nota de repúdio. O presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, disse que a Conmebol teve um “discurso adequado” e que “equipes não podem ser prejudicadas por ação de torcedores”. O posicionamento de Bap foi antes da fala de Alejandro Domínguez vir à publico.

A Itatiaia procurou o Flamengo para um posicionamento oficial sobre não assinar o documento. A reportagem será atualizada em caso de resposta. CNN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here