Com décadas de experiência na Fórmula 1, o consultor da RBR Helmut Marko é sempre uma voz de destaque dentro do paddock – e o que ele fala costuma ter repercussão. Na segunda-feira (10), o austríaco participou do programa “Sport und Talk aus dem Hangar-7″, da “Servus TV”, e opinou sobre cinco dos seis novatos da temporada de 2025; entre eles, o brasileiro Gabriel Bortoleto.
Marko teve que classificar os novatos em três categorias: A, para as futuras estrelas da Fórmula 1; B, para pilotos que devem se manter no grid por um bom tempo, mas sem alcançar o status de estrela e C, para aqueles que devem deixar a F1 em um curto período. Ao falar do piloto da Sauber, o consultor afirmou que Bortoleto se encaixa na categoria B. Apesar de ter elogiado a inteligência e a consistência do brasileiro, o austríaco disse que não vê no jovem a velocidade exigida para ser um dos grandes da categoria:
– Eu diria um “B”. É um piloto muito inteligente, ganhou a Fórmula 3, mas com apenas uma vitória e se manteve longe de problemas, parecido com a Fórmula 2, ganhou duas provas. Ele é o piloto que leva o carro até a chegada, é bom em termos de estratégia e conservação dos pneus, mas eu não acho que ele tem aquela velocidade pura – avaliou Marko.
De fato, Bortoleto cruzou a linha de chegada em primeiro apenas uma vez na Fórmula 3, na corrida principal da Austrália. Entretanto, também venceu no Bahrein – Gabriele Mini foi o ganhador na pista, mas recebeu punição de cinco segundos e o brasileiro herdou a vitória. GE