Sorteio de 1 milhão de dólares de Elon Musk testa limites da lei eleitoral nos EUA

0
111

A promessa de Elon Musk de sortear 1 milhão de dólares por dia para eleitores que assinarem a sua petição pela liberdade de expressão e pelo direito de portar armas cai em uma zona cinzenta da lei eleitoral e especialistas constitucionais estão divididos se o bilionário que apoia Donald Trump pode estar ou não quebrando as regras eleitorais relacionadas a pagamentos para registro para votar.

O CEO da Tesla TSLA.O está oferecendo 1 milhão de dólares por dia a uma pessoa aleatoriamente selecionada, desde que assine sua petição online comprometendo-se a apoiar a Primeira e a Segunda Emendas da Constituição dos EUA, que protegem os direitos à liberdade de expressão e a posse de armas.

O sorteio com doação pode ser interpretado como Musk usando sua riqueza para tentar influenciar a acirrada disputa presidencial entre Trump e sua oponente democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

Chamado America PAC, o comitê de ação política de Musk busca desempenhar um papel importante na mobilização e registro de eleitores em Estados decisivos que podem determinar o resultado da eleição.

Os termos da petição afirmam que os signatários devem ser eleitores registrados no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia ou Wisconsin — todos Estados que provavelmente decidirão a eleição.

O governador democrata da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse no domingo que o sorteio era “profundamente preocupante” e pediu às autoridades que investigassem. Reuters

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here