Banco Central mantém taxa de juros em 10,5% ao ano pela segunda vez seguida

0
101

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu manter nesta quarta-feira (31) a taxa básica de juros em 10,5% ao ano. A decisão veio alinhada às expectativas do mercado, que esperava a manutenção da Selic devido à alta do dólar, à deterioração de expectativas de inflação e a um câmbio mais desvalorizado. A decisão foi unânime.

“O Comitê avalia que o cenário externo, também marcado por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países, segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, diz o comunicado. O Copom também analisou o mercado interno, com medidas de inflação subjacente acima da meta nos últimos resultados e expectativas para 2024 e 2025 em 4,1% e 4,0%, respectivamente.

A política monetária e fiscal do governo é também um dos aspectos da decisão. “A percepção dos agentes econômicos sobre o cenário fiscal, junto a outros fatores, tem impactado os preços de ativos e as expectativas dos agentes”, diz a nota. O texto destaca ainda que “eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”. R7

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here