A Federação Inglesa de Futebol (FA) está disposta a esperar um ano para ter quem considera ser o técnico ideal para a Inglaterra: Pep Guardiola. A entidade cogita ter um interino até o meio de 2025, quando termina o contrato do espanhol com o Manchester City. A informação é do jornal The Independent.
Não há qualquer negociação em curso. A vice-campeã da Euro está sem técnico depois que Gareth Southgate pediu demissão, um dia após a derrota por 2 a 1 para a Espanha. O jornal diz que a prioridade da FA é contar com um substituto logo e não esperar tanto tempo, e há uma longa lista de candidatos. Mas tudo pode mudar se Guardiola aceitar a missão.
O multicampeão por Barcelona, Bayern e Manchester City é considerado o nome ideal pela Inglaterra. Dirigentes da federação querem um treinador com amplo conhecimento do futebol local. O técnico espanhol, de 53 anos, vai para sua nona temporada à frente do City e tem seis títulos da Premier League.
O plano é semelhante ao que a CBF traçou para ter Carlo Ancelotti à frente da seleção brasileira. Fernando Diniz foi contratado em julho de 2023 com um contrato de um ano. A entidade dizia ter um acerto com o técnico do Real Madrid para junho de 2024. O italiano, porém, estendeu seu contrato com o time espanhol até 2026.
Ao fim da última temporada, Pep Guardiola indicou que este deve ser seu último ano no Manchester City. Ele tem contrato com o clube até junho de 2025. Por mais de um momento, o técnico revelou que pretende um dia trabalhar à frente de uma seleção pelo sonho de comandar uma equipe na Copa do Mundo.
Caso siga com o plano, o interino apontado pela FA seria Lee Carsley, técnico da Inglaterra sub-21, campeão da Eurocopa da categoria no ano passado. A ideia de contar com uma solução provisória aguarda porque as eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo começam apenas em março do ano que vem.
O time de Kane, Bellingham e companhia volta a campo em setembro, para as duas primeiras rodadas da Liga das Nações 2024/25, contra Irlanda e Finlândia, pelo Grupo 2 da Liga B – a Inglaterra foi rebaixada na edição passada. GE