Mais uma adamantinense conquistou resultado de destaque no esporte. Desta vez, Zil Silva foi campeã mundial do Campeonato AM/PRO de Fisiculturismo da WFF – categoria master 40, realizado nos dias 7, 8 e 9, em Curitiba.
A competição, da World Fitness Federation Brasil (WFF), contou com representantes de cerca de 20 países. “Trata-se de um Mundial, onde fui avaliada por sete árbitros de outras nacionalidades, o que representa crescimento do meu nível de qualidade e maturidade como atleta”, ressalta.
No ano passado, no México, Zil obteve um resultado de destaque, ficando entre as quatro melhores da competição. Além disso, ela já conquistou um Regional de Araçatuba em 2022, e, no mesmo ano, ficou no top 2 e 3 do Sul-americano, em São Paulo.
“Essa minha participação foi leve, algo que lutei muito. Passei por diversos processos que quase me fizeram desistir, mas minha posição já responde os desafios enfrentados”, pontua Zil. “É o reconhecimento de um ótimo trabalho em conjunto com a academia e o treinador, que troquei três vezes neste processo, sendo que o último assumiu os meus treinamentos faltando apenas 21 dias, o Renan Maciel, de Santa Catarina. Ele virou o jogo em 21 dias. E isso me dá esperança de conseguir um bom patrocínio, pois o próximo desafio será Arnold, em São Paulo, em 2025”, complementa.
E a trajetória formada, não apenas por vitórias, mas, também, lutas, conta com muito esforço da atleta de Adamantina. “Minha trajetória tem feridas, quedas, decepções, mas jamais desistência, vitimismo ou lamentações. Uma história marcada por muita resiliência, fé, foco e determinação!”
O resultado de Zil se torna ainda mais relevante se considerar o nível da competição. Ela treina há três anos, mas venceu outra profissional que está na modalidade há mais de seis anos. “A categoria é quem escolhe o atleta, e não o atleta a categoria. O formato do meu corpo, amo treinar superior e acho linda esta categoria, uma mistura de força e sensibilidade!”
E a preparação para o Arnold 2025 começa logo após o período de férias. “Jamais deixo de acreditar no meu potencial! Por isso, agradeço também os parceiros que me ajudam nesta trajetória, como a empresa Guerino Seiscentos, treinador Renan Maciel, amiga Maísa, a Marina da Academia Espaço Vip (parceira desde o primeiro campeonato), Camila e Mauro da Agência Fórmula e Design, além da minha família e filha”, agradece.
Por: João Vinicius/Impacto