O dia mais romântico do ano está chegando. 12 de junho é uma data que celebra o amor e, também, impulsiona o comércio. Caso você não saiba, o Dia dos Namorados foi “inventado” em 1948, pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Dória.
A ideia surgiu para impulsionar as vendas de uma loja chamada Exposição Clipper, em um período de baixa nas vendas. Dória se inspirou no Dia das Mães para criar a data dedicada aos amantes. A campanha estreou o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”, e foi um verdadeiro sucesso desde o seu lançamento.
Dia dos namorados é feriado?
No Brasil, apesar de ser comemorado a nível nacional, o Dia dos Namorados não é considerado feriado, nem ponto facultativo. Por isso, caso você não esteja disposto a enfrentar as longas filas dos restaurantes, ou queira economizar, a dica é adiar a comemoração para o fim de semana.
Comemoração no Brasil e no mundo
No Brasil, tradicionamente o dia 12 de junho conquistou o coração dos apaixonados no país e começou a ser celebrado pelos casais brasileiros anualmente. A partir de 1948, então, iniciou-se a corrida pelos melhores presentes e restaurantes que marcam o “mês do amor”. A data, porém, restringe-se ao território nacional. Na Europa e nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, como Dia de São Valentim, um padre de Roma que lutou contra a proibição do casamento no século 3.
Por: GZH