Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente em regiões de serra e planalto, enfrentam, a partir desta quarta-feira (29/5), a formação de geada, que pode se estender para os próximos dias. Capitais do Sul e Sudeste têm chances de recordes de dias mais frios do ano, segundo meteorologistas.
O mês de maio vai finalizar com quedas significativas de temperaturas mínimas e máximas, além da possibilidade de recorde frio nas capitais.
Em Curitiba, no Paraná, a mínima prevista é de 5°C, com a possibilidade de geada em regiões menos urbanizadas, até esta quinta (30/5). As cidades de Ivaí e Campo Morão têm a mínima prevista de 4°C, enquanto as temperaturas mais baixas do estados estão previstas para os municípios de General Carneio e Inácio Martins, com temperatura negativa de −1°C.
Já em Santa Catarina, o interior do estado pode chegar a mínima dos 10°C, as temperaturas mais baixas vão se concentrar na serra e no centro-oeste do estado, abaixo do 5°C, sem expectativa de geada nessas regiões.
Frio em outras regiões
São Paulo pode atingir a mínima de 9°C nesta quarta.
A geada pode atingir as cidades do sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste e parte do oeste paulista, com temperaturas em torno de 5°C. O fenômeno deve diminuir apenas na quinta-feira (30/5), em MS, mas pode continuar na Serra da Mantiqueira entre São Paulo e o extremo sul de MG, segundo o site ClimaTempo.
O fenômeno deve se concentrar na Serra de SC e na região dos Vales no Rio Grande do Sul.
Por: Metropoles