Alerta – A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta destacando a escassez dos medicamentos conhecidos como agonistas de GLP-1, como a semaglutida, presente nos medicamentos Ozempic e Wegovy. Esse cenário tem propiciado o aumento de medicamentos falsificados.

0
156
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um novo lote falso neste mês, denominado MP5A064, cuja embalagem apresenta texto em espanhol, conforme informações disponíveis na plataforma de consulta a produtos irregulares do órgão.
Os dois medicamentos, fabricados pela empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, enfrentam uma elevada demanda mundial devido ao efeito singular da molécula na promoção da perda de peso.
No caso do Wegovy, que é a versão da semaglutida aprovada pelas agências reguladoras para o tratamento da obesidade, estava inicialmente previsto para chegar ao Brasil no ano passado, mas esse lançamento não se concretizou.
A recomendação da organização é que os pacientes adquiram os medicamentos exclusivamente de fornecedores autorizados e regulamentados, como farmácias legítimas, evitando recorrer a “fontes secundárias”.
Essa orientação é corroborada também pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here