Em 2023, foram registrados 113 acidentes de colisões de veículos contra postes da rede de distribuição de energia elétrica na área, que abrange 24 municípios, atendida pela concessionária Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente (SP). Na comparação com o ano de 2022, quando houve 182 ocorrências, o total de 2023 representou uma queda de quase 38% no número de acidentes.
Diante desse cenário preocupante, a Energisa Sul-Sudeste reforçou o alerta sobre como agir nessas situações.
Se um veículo colidir contra um poste ou caso um cabo de energia se rompa e o atinja, quem está do lado de fora precisa manter a distância e acionar imediatamente a concessionária e o Corpo de Bombeiros.
Já o motorista e os passageiros, segundo a concessionária, devem ficar calmos, aguardando dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até a chegada das equipes de socorro que farão o resgate com segurança.
Isso porque, nesses casos, o corpo metálico do automóvel funciona como o que se chama na física de “Gaiola de Faraday”. Quando um carro, que representa uma gaiola, é atingido por raios, fios energizados ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo e, ao tocar os componentes metálicos, a pessoa pode ser acometida por um choque elétrico fatal.
“Ou seja, o interior do veículo é o local mais seguro para não tomar um choque”, explicou o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia. G1/Prudente