Pesquisas indicam exoplanetas que possuem possibilidade de suportar vida

0
220

Observações feitas pelo JWST (Telescópio Espacial James Webb), ainda em 2023, conseguiram obter mais detalhes da atmosfera do exoplaneta K2-18b. De acordo com a National Geographic, pesquisadores europeus encontraram metano e dióxido de carbono, além de pouca amônia, entre a composição da camada de gases que envolve o astro. A descoberta sugere que o orbe tenha oceanos, o que possibilitaria a vida no local.

O K2-18b está na zona habitável do seu sistema solar e está a uma distância de 120 anos-luz da Terra. Apesar da descoberta, o planeta não é o primeiro a ser considerado como propício à vida. Em dezembro de 2023, a Nasa anunciou que existem 17 astros, que podem conter oceanos de água líquida abaixo de espessas camadas de gelo, como o que é observado na lua Europa, que orbita Júpiter. Entre estes orbes, os mais citados são: Proxima Centauri b, LHS 1140 b, Kepler 441b e MOA 2007 BLG 192Lb.

A pesquisa da agência estadunidense explica que apesar de não estarem na zona habitável do próprio sistema solar, esses exoplanetas possuiriam uma capacidade de gerar calor internamente que possibilitaria a existência de oceanos líquidos e o surgimento de vida. Estimativas de cientistas sugerem que o líquido desses astros poderia ocasionalmente chegar a ser expelido pelas camadas de gelo na forma de gêiseres.

RENAN ALEXANDRINI