Ao menos 13 pessoas morreram no Afeganistão e Paquistão em um terremoto de 6,5 graus de magnitude, que também foi sentido a milhares de quilômetros de distância do epicentro na terça-feira (21).
O terremoto começou às 21h17, hora local afegã (13h47 no horário de Brasília) e durou mais de 30 segundos. O tremor violento foi sentido desde a Ásia Central até Nova Délhi, na Índia, a mais de 2.000 km de distância.
O tremor teve seu epicentro no nordeste do Afeganistão, perto da cidade de Jurm, na fronteira com o Paquistão e o Tadjiquistão, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
No distrito afegão de Jurm, perto do epicentro, “2.000 a 3.000 pessoas” passaram a noite ao ar livre, disse Inamullah, um morador local.
“Ficamos com medo e acordados a noite toda”, acrescentou o agricultor de 40 anos.
O terremoto ocorreu na região montanhosa de Hindu Kush, na confluência das placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Mas sua profundidade de 187 quilômetros mitigou danos potenciais.
As autoridades do Afeganistão relataram quatro mortos, incluindo um bebê, e 75 feridos. As redes de telefone e Internet foram cortadas nas regiões remotas do país.
“Enquanto saíamos, uma parede desabou. Um de nossos filhos morreu e outros três ficaram feridos”, disse à AFP Abdul Baseer, pai do bebê de poucos meses que morreu na província de Laghman.
Cerca de 150 casas foram parcialmente ou totalmente destruídas e duas pessoas morreram nesta província no leste do Afeganistão, afirmou o diretor de gestão de desastres ,Jair Mohamad Ghazi.
AFP