Na data de hoje (22/03), a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Investigações sobre Homicídios da Deic deflagrou a Ação Policial Factio Mortis com o objetivo de cumprir mandado de prisão temporária em desfavor do autor de crime de homicídio tentado ocorrido na cidade de Presidente Prudente no último dia 13.03.23, na Av. Whasginton Luiz defronte ao bar conhecido como João de Barro.
A operação policial objetivava o cumprimento de 01 mandado de prisão temporária do autor dos disparos de arma de fogo e 03 mandados de busca domiciliar, na cidade de Presidente Prudente.
Na ação policial, além do cumprimento da prisão temporária, o suspeito da prática criminosa foi surpreendido ocultando uma arma de fogo calibre .38, numeração raspada, com seis cartuchos íntegros e por tal fora preso em flagrante por crime de porte de arma de fogo de uso restrito.
A busca em sua residência ainda levou a apreensão de R$700,00 e uma porção de cocaína.
Ainda, nas minuciosas buscas na residência do suspeito, policiais civis depararam-se com evidente maus tratos aves exóticas da espécie Canario do Reino em cativeiro, sem alimentação e sujas , sendo a Polícia Ambiental acionada e tomadas as providencias administrativas e criminais pertinentes.
As demais buscas resultaram também na apreensão de droga cocaína e dinheiro e as investigações prosseguem.
A motivação da prática delitiva ainda demanda investigação exauriente no inquérito policial.
O nome da operação deriva do latim e significa “festa da morte”.
A ação contou com a participação de 20 policiais civis e 07 viaturas, bem como com o Apoio do Baep Canil.