TRIBUNA LIVRE – A direção da Santa Casa local e a Secretaria Municipal de Saúde estão definindo detalhes para realizar gestão compartilhada no Pronto-Socorro a partir do próximo mês. A priori, a informação é que toda gestão seria feita pelo Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). Com o compartilhamento de gestão, o Ciop ficará apenas responsável pela contratação e pagamento dos médicos plantonistas.
A Santa Casa ficará responsável pelo custeio geral e disponibilidade de especialidades médicas. O custeio inclui funcionários, aquisição de medicamentos, material de consumo, manutenção de equipamentos, energia, entre outras despesas.
Para serviços de especialidades médicas, a Prefeitura enviará repasse a ser acordado com o hospital, assim como para as despesas relativas ao custeio geral.
A proposta de gestão compartilhada partiu da Secretaria Municipal de Saúde e foi acertada essa semana, após anuência do Conselho Deliberativo da Santa Casa.
O alinhamento para o compartilhamento de gestão no Pronto-Socorro está sendo feito entre Susi Bonifácio, administradora da Santa Casa, e a secretária municipal de Saúde, Lianir Aguiar.
As duas gestoras deverão se reunir na próxima semana para definir detalhes finais, com apresentação de planilha de custos por parte da Santa Casa e como será feito o repasse de recursos para o custeio geral.
O Tribuna Livre procurou a prefeita Bárbara Vilches para comentar o assunto. Na resposta enviada via WhatsApp, Bárbara foi lacônica, sem dar detalhes. Disse apenas que “a Prefeitura assume a gestão compartilhada do Pronto-Socorro, onde o Ciop fará a gestão de RH Médica”.
A reportagem fez algumas tentativas de ouvir a secretária Lianir via celular, mas ela não atendeu as ligações.