Pix e apps impulsionam transações digitais

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A pandemia e a criação do PIX e o forte investimento dos bancos em seus aplicativos contribuíram para que em 2021 houvesse aumento de 75% nas movimentações financeiras por mobile banking em relação ao ano anterior, de acordo com Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária. Isso representa um crescimento de 7 bilhões de operações feitas nesse canal.

Para Antonio Daissuke, diretor do Departamento de Comercialização de Produtos e Serviços do Bradesco, a tecnologia é um dos grandes impulsionadores na digitalização da economia brasileira.

“O Pix proporciona uma maior inclusão aos brasileiros às formas eletrônicas de pagamentos. Até então, a população fazia pagamentos de formas tradicionais, como boleto, cartão, dinheiro e cheque”, explica o executivo.

Além disso, ele pontua que a ferramenta possibilita que pessoas que não têm cartão de crédito consigam efetuar compras online. Mesmo sendo gratuito para os clientes, o Pix trouxe inúmeras vantagens para as instituições financeiras. “Os benefícios vão desde abertura de novas contas até novos modelos de negócio e melhor análise do risco de crédito, o que manteve os que já eram clientes e atraiu também as novas gerações mais conectadas”, afirma Daissuke.

Além da gratuidade, a tecnologia também caiu no gosto dos brasileiros por ser instantânea e funcionar 24 horas por dia todos os dias da semana. De acordo com o Relatório de Economia Bancária do Banco Central do Brasil, no início de 2022, com pouco mais de um ano de existência do Pix, cerca de 100 milhões de pessoas já tinham feito ao menos um pagamento com a ferramenta.

JBr

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